Geografia


Grandes mestres segue a correção da avaliação bimestral de Geografia, se atentem, pois o "provão" terá esse assunto como base 


01-  A história da humanidade sempre se constituiu de adventos econômicos e sociais, no entanto um processo marcante ocasionado na Inglaterra no final do século XVII trouxe uma nova concepção econômica no mundo. Discorra sobre este evento. (1,0)

Ocorreu a Revolução Industrial, onde dentro de inúmeros aspectos, a entrada das máquinas a vapor mudou a concepção de sociedade rural para sociedade urbana.

02-   As estruturas sociais do século XXI são marcadas pela globalização e todas as suas consequências sócio econômicas, no entanto alguns autores afirmam que o processo de globalização não é um resultado recente. Por quê?(1,0)

Não, pois a globalização pode ser observada desde o período das grandes navegações (mercantilismo), na troca comercial que ocorreu entre os séculos XIV e XV

03-  As definições no mundo social são estabelecidas com a Nova DIT, onde a mesma aponta a função que cada país se remete a cumprir. Esclareça sobre o contexto apresentado (1,0)

Com o advento da Nova Divisão Internacional do Trabalho, países subdesenvolvidos passaram a exportar além de produtos primários (agrícolas), produtos industrializados de baixa tecnologia.

04-  A 2° Guerra Mundial deixou boa parte dos grandes países do mundo em situação calamitosa no período seguinte ao acontecimento, fato que modificou as concepções de empresas que lá estavam localizadas, tais empresas procuraram novos mercados. Qual o nome dessas indústrias e porque da instalação em outros países? De exemplos (1,0)

Multinacionais, são empresas que se instalam em inúmeros países, sobretudo em países subdesenvolvidos, pois os mesmos oferecem mão de obra barata, isenção fiscal, mercado consumidor e etc. Alguns exemplos de tais empresas são: GM, Ford, Scania e etc

05-  Análise a charge e responda
Qual a relação da charge com a 3° Revolução Industrial?(1,0)

Com a 3° Revolução Industrial a mecanização industrial se intensificou gerando muito desemprego, fato que pode ser observado na charge através da “bota” da máquina chutando o operário.·.


06-  A história social do mundo sempre foi constituída de opressores e oprimidos, fato que é visto no chefe-funcionário, metrópole-colônia e desenvolvidos e subdesenvolvidos. Apresente características de ambos, desenvolvidos e subdesenvolvidos.(1,0)

Desenvolvidos- países que apresentam um elevado desenvolvimento social, sede de empresas, boa renda, países industrializados, poder de decisão mundial, etc.

Subdesenvolvida- dependência econômica e social, economia agrícola, intensos problemas sociais, concentração de renda, etc.

07-  Analise a imagem e responda
Qual a ideia da imagem frente ao mundo globalizado que vivemos?(1,0)






Pode se observar que segundo a imagem, a Terra veio diminuindo de tamanho, a esta diminuição deve ao recuo do espaço que é representado pelo efetivo desenvolvimento do transporte.



08-  Um dos grandes objetivos da globalização capitalista é o consumis, ideal pelo qual uma pessoa consome além do necessário, para suprir necessidades inventadas pela mídia e assim girar o grande circulo da globalização, no entanto o consumismo carece de uma coisa extremamente importante, ele não valoriza as culturas locais. Por quê? (1,0)

A globalização por meio da base consumista, acaba excluindo a identidade regional por meio da imposição da mídia e da moda, presenciamos isto através da padronização de roupas, línguas, costumes e etc.


PERGUNTAS BÔNUS
09-  O que é IDH?(1,0)
Índice de Desenvolvimento Humano

10-  Qual país foi berço da 2° Revolução Industrial?(1,0)

EUA

































































______________________________________________________________________________
Segue as aulas trabalhadas no 4° bimestre

Industrialização
Meios de transporte e comunicação
Formação histórica dos EUA
Espaço econômico dos EUA

Abraços Prof. Rodrigo
_____________________________________________________
Conteúdo de Geografia a ser trabalhado no 4° bimestre- 8° série


  • A formação das cidades
  • Conceitos acerca da urbanização
  • Processo histórico industrial ( artesanato, manufatura e maquinofatura)
  • Fluxos econômicos - rede de transportes
  • EUA


____________________________________________________
Grandes mestres segue o roteiro de estudo para o provão de Geografia


  • Crescimento e concentração da população mundial
  • Migrações- dificuldades de acesso a países de primeiro mundo
  • Interpretação de gráficos e tabelas
  • Fatores de repulsão e atração nas novas tendências migratórias
  • Teorias populacionais- Malthusiana e Neomalthusiana
  • Formação da população brasileira através de imigrantes portugueses e italianos
  • Tipos de migrações- pendulares, sazonal/transumância e definitiva
Observação:

As notas de Geografia desse bimestre será composta dos seguintes itens

Avaliação dissertativa 01
Seminário
Provão
Avaliação dissertativa 02

Para o sucesso no bimestre é necessário que o aluno tenha uma boa média em todos os itens

Até,

Professor Rodrigo


___________________________________________________

Grandes mestres segue a última apresentação trabalhada com vocês 

Migrações
_____________________________________________________
SEMINÁRIO DE GEOGRAFIA

Data da apresentação dos seminários

09/09 e 10/09 - 8° A
09/09 e 11/09- 8° B
10/09 e 11/ 09-  8° C e D

Segue os temas da apresentação

  • Migração do México para os EUA
  • Migração da África para a Europa
  • Migração do Nordeste para o Sudeste
  • Migrações Asiáticas
INSTRUÇÕES PARA A APRESENTAÇÃO

1- A apresentação deve ser feita em Power Point
2- A apresentação não deve exceder o tempo de 15 minutos
3- Todos os slides deverão conter imagens pertinentes ao tema trabalhado
4- É necessário que todos os integrantes do grupo trabalhem
5- O grupo deverá ter no mínimo 03 integrantes e no máximo 05 integrantes
6- Cada grupo poderá escolher apenas 01 tema 

Boa sorte a todos

Prof. Rodrigo



_________________________________________________________________________________
Grandes mestres, segue as aulas trabalhadas nesse inicio de bimestre

Para as 8° séries

Aspectos da população mundial

Teorias populacionais

Para a 6° série

Características da vegetação
















QUERIDOS MESTRES DAS 8°'S SÉRIES, ACESSEM O SITE DA ONU BRASIL QUE SE ENCONTRA NESSE BLOG E ANALISE A HISTÓRIA DOS DIREITOS HUMANOS E DA ONU, UMA BOA FERRAMENTA DE ESTUDO PARA O PROVÃO

_________________________________________________________________________________
Assistam a este vídeo que retrata a situação do Brasil quanto ao IDH


________________________________________________________________________________
Aos alunos da 6° série

O que é regionalização?

  Por regionalização, entende-se a divisão de um espaço ou território em unidades de área que apresentam certo número de características que as individualizam.
  A regionalização pode ser estabelecida com base em diferentes critérios (físicos ou naturais, socioeconômicos, etc.) e tendo em vista diferentes objetivos ou finalidades, tais como políticos, econômicos. estatísticos (divulgação de dados estatísticos), administrativos, de planejamento, didáticos (ensino da Geografia).

As duas divisões regionais de maior importância nacional é a divisão politico administrativa adotada pelo IBGE e a divisão em macrorregiões econômicas reunindo os estados segundo seu critério de desenvolvimento econômico

Segue os mapas acerca da regionalização brasileira

____________________________________________________________

GRANDES MESTRES DA 6° SÉRIE SEGUE AS AULAS ACERCA DOS TEMAS TRABALHADOS EM SALA DE AULA- ESTUDEM POIS NOSSA AVALIAÇÃO DISSERTATIVA SERÁ DIA 28/05

Divisão regional 01
Divisão regional 02
IDH
Estrutura da população brasileira

ABRAÇOS PROF. RODRIGO

______________________________________________________________________________

SEGUE A DATA DA APLICAÇÃO DA PROVA DISSERTATIVA DE GEOGRAFIA PARA AS 8° SÉRIES

27/05, 28/05 E 29/05
     
OS TEMAS A SEREM TRABALHADOS NA PROVA SÃO:


  • DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS
  •         ONU


_____________________________________________________________________________
Aula sobre os principais órgãos da ONU (Organização das Nações Unidas)

ONU
site da ONU Brasil
_______________________________________________________________________________
Mestres segue a evolução histórica dos direitos humanos, lembrem-se que a igreja na idade média utilizou os direitos humanos, no cado direitos naturais para justificar todo o poder atribuído a eles. Prof. Rodrigo



Direitos humanos e naturais





___________________________________________________
Grandes mestres da 8° série não esqueçam do seminário sobre os artigos dos direitos humanos a apresentação já é  semana que vem 

Abraços Prof. Rodrigo 
_______________________________________________________
Caros alunos futuros cérebros desse país segue a aula acerca da declaração dos direitos humanos
Aula- Declaração Universal dos Direitos Humanos

Não se esqueçam do seminário caros alunos, as orientações estão no último slide da aula acima

Segue o link para acessar a declaração dos direitos humanos
Declaração Universal dos Direitos Humanos
____________________________________________________________________________
Segue novas  aulas para estudo

Visão critica sobre a globalização
A economia no mundo globalizado

Grato
Prof. Rodrigo

___________________________________________________________________________
Aos alunos que estão de recuperação em Geografia favor acessarem as aulas que foram publicadas nessa página  pois as mesmas abordam conteúdos que irá ser aplicado na prova de recuperação.

Segue uma nova aula
Apontamentos sobre a Globalização

Grato

Prof. Rodrigo

_____________________________________________________________________________
Gostaria de parabenizar os alunos pelo desempenho no provão de Geografia, embora a média foi de 4,9 reconheço o nível a dificuldade da prova, uma vez que a mesma foi realizada com questões de vestibulares, vale ressaltar a dedicação de vocês em Geografia no 1° bimestre.

PARABÉNS A TODOS

FIQUEM ATENTOS NO BLOG POIS IREI POSTAR AS AULAS APRESENTADAS EM SALA DE AULA


Grato




__________________________________________________________________________
Segue os gráficos de desempenho das 8°'s séries no PROVÃO de Geografia


8° série A
  





8° série B




8° série C

8° série D

________________________________________________________________________________
Caros alunos assistam ao filme MATRIX e relacione o mesmo com o mundo em que vivemos hoje, afinal a base do filme é sermos comandados pelas máquinas.

Será que isso já não ocorre?

Segue um trecho do filme





_________________________________________________________________________________
Fiquem atentos  pois as aulas de Geografia serão postadas no blog


Caros mestres segue as apresentações em Power Point realizada nas aulas de Geografia pelo professor Rodrigo, uma boa ferramenta de estudo

2 comentários:

  1. professor , você não postou o gabarito do provão de sexta feira?

    ResponderExcluir
  2. Olá
    _♥_
    Professor Qual é o texto onde podemos imprimr pra consuta da prova?
    Angelica 8ªC

    ResponderExcluir