Ciências


Seguem abaixo, algumas informações sobre as alterações sofridas durante a adolescência:

- Adolescência:

http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/banco_objetos_crv/Mudancas_na_Adolescencia.pdf - Mudanças físicas, sociais e psicológicas sofridas durante a adolescência

http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/cardeneta_meninas.pdf -Dicas para as meninas.


_____________________________________________________________


Seguem abaixo, algumas informações importantes:

- Sexualidade:

http://www.slideshare.net/fabiowlademir/educacaosexual-13984962 -Educação Sexual

http://www.slideshare.net/Prof.Cristina/esclarecendo-dvidas-sobre-sexualidade-288093
 -Respostas de Dúvidas sobre sexo e sexualidade

http://lolhehehe.com/122861/aprenda-sobre-sexualidade-para-nao-passar-vergonha.html - Diferenças entre gêneros , opção e orientação sexual.



_____________________________________________________________

Alunos da 6º séries A e B - Profº Adriana - O dia 29/08 é o Dia Nacional de Combate ao Fumo,  portanto deverão entregar em uma  folha avulsa, os seguintes itens:

1. Pesquisa sobre os males trazidos pelo uso do cigarro aos fumantes e aos fumantes passivos, ou seja, pessoas que convivem com fumantes;
2. Criar uma frase para a Conscientização contra o uso desta droga lícita.
3. Desenhar uma história em quadrinhos que aborde o tema " Fumo e seus males ".
4. Expresse sua opinião sobre o fato, desta droga ser facilmente vendida nos comércios.
5 Comente sobre a lei existente, que não permite o uso de cigarro em lugares coletivos, tais como:  escolas, igrejas, lojas, bares, empresas, entre outros.
6.Comente a reportagem abaixo sobre o uso de imagens nas embalagens de cigarros:

http://www.humanasaude.com.br/novo/materias/2/foto-chocante-no-ma-o-deixa-fumantes-propensos-a-parar_10820.html


Obs: Observem o infográfico postado na matéria de química.

A lição de casa acima deverá ser entregue em 09/09/13.

_______________________________________________________________________

Alunos da 6º séries A e B - Profº Adriana - Leiam sobre um dos exemplos de desequilíbrio ambiental causados pela ação do homem.
Boa Leitura e reflitam sobre :
1. Quais ações foram feitas pelo homem para ocasionar este problema?
2. Você acredita que isto possa acontecer em nosso país? Descreva alguns exemplos.
3. O que você faria para conscientizar as gerações atuais e futuras para evitar esta tragédia?
Os comentários deverão ser feitos no caderno, como lição de casa, até o dia 21/08/13.

_______________________________________________________________________

Alunos da 6º séries A e B - Profº Adriana - Dica de leitura sobre Cuidados com o uso da Eletricidade:

https://www.aeseletropaulo.com.br/educacao-legislacao-seguranca/seguranca/conteudo/dicas-de-seguranca-na-rede-eletrica

A redação sobre o tema ( min 20 linhas ) deverá ser entregue em 12/08/13.
_________________________________________________________________________________

Prof. José Alexandre informa aos senhores pais e alunos os temas do terceiro bimestre de 2013 do Currículo de Ciências da Natureza. ( Apresentação dos conteúdos das sétimas e das oitavas séries do Ensino Fundamental)

7ª série (8º) ano do Ensino Fundamental:

Terra e Universo - Nosso planeta e sua vizinhança cósmica

As estações do ano
1. Translação da Terra em torno do Sol
2. Translação da Terra e as estações do ano
3. Estações do ano e variações climáticas
4. O ano como medida de tempo
5. Calendários em diversas culturas
6. Horário de verão, saúde e preservação de energia

O sistema Sol, Terra e Lua
1. A Lua e o Sol vistos em diversas culturas
2. Movimentos da Lua relativos à terra - fases da Lua
3. Modelo descritivo dos movimentos do sistema Sol, Terra e Lua
4. Eclípses solar e lunar

Nossa vizinhança cósmica
1. O Sol como estrela e as estrelas como sóis
2. O conceito de galáxia
3. O movimento do Sol na galáxia e o movimento galático
4. O grupo local e outros aglomerados galáticos

8ª série (9º) ano do Ensino Fundamental:

Vida e ambiente - Relações com o ambiente

Os órgãos dos sentidos
1. Olfato e paladar
2. O sentido do tato
3. O olho - aparelho que decodifica imagens; a propagação da luz; defeitos da visão e lentes de correção
4. Ampliação da visão - luneta, periscópio, telescópio e microscópio
5. A orelha, a propagação do som e o ultrassom
6. Os cinco sentidos e a terceira idade

______________________________________________________________________________

ATIVIDADE INDIVIDUAL 6ªs séries A e B - 3 º Bimestre - Profº Adriana

Verifiquem algumas fotos de seres vivos aquáticos:

http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/2013-08-01/na-agua-doce-e-na-salgada.html

Escolham 10 seres e para cada tipo escolhido, respondam  em forma de texto ou tabela :

1.Classificação como  autótrofo ou heterótrofo;

2 Classificação como unicelulares ou pluricelulares;

3.Classificação como invertebrado ou vertebrado;

4. Cite o nome do Reino aos quais pertencem e suas principais características;

5. Descreva o tipo de alimentação e reprodução.

A pesquisa manuscrita deverá ser entregue em 14/08/13. 



----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Por que estudar melhora a nossa vida?
_______________________________________________________________________
ATIVIDADE 7ªs séries






Copiar, responder, estudar e entregar ao professor na segunda-feira (27/5) (mesmo que você não tenha aulas de Ciências)


Descrever o caminho que os espermatozoides fazem desde o momento em que são produzidos até encontrar o óvulo. (citar as etapas)
Você acha a reprodução dos seres vivos importante? Justifique a sua resposta.
Faça algumas questões do que você não entendeu nas aulas. (você receberá ponto positivo pelas questões).

ATIVIDADE 8ªs séries

Copiar, responder, estudar e entregar ao professor na segunda-feira (27/5) (mesmo que você não tenha aulas de Ciências) 

Citar os órgãos que coordenam as diversas atividades de seu  organismo.
O cérebro ou o hipotálamo é mais importante? Justifique a sua resposta.
Faça algumas questões do que você não entendeu nas aulas. (você receberá ponto positivo pelas questões).



______________________________________________________
Atividade Avaliativa


PARA 9º ano (8ª série)
1) Pegar um conta de consumo de água de sua casa dos meses de janeiro, fevereiro, março e abril de 2013.
2) Calcular o gasto de água em litros.
3) Fazer um gráfico em barras (na ordenada colocar o consumo e na abscissa o mês), para isso consulte o seu Professor de Matemática.
4) O gráfico deve estar em folha de papel sulfite.
5) Entregar até dia 30 de abril.
Observação: essa atividade será para nota.

PARA 8º ano (7ª série)

1) Escolha dois alimentos que possuem glúten.
2) Escolha dois alimentos que não possuem glúten.
3) Comparar a tabela nutricional de cada um.
4) Mostrar o valor calórico de cada um.
5) Fazer em uma folha de papel sulfite e entregar até dia 30 de abril.
Observação: essa atividade será para nota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário