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Matemática



Meus queridos e amados alunos do 7º ano (A, B e C), segue abaixo uma lista de exercícios para auxiliar nos seus estudos. Abraços e boa sorte!

Professora: Luciana Oliveira Disciplina: Matemática

Sistemas de Equações de 1º grau

1) Resolva os sistemas formados pelas equações:

a) x + y = 1 e 4x + 7y = 10
b) 3x + y = 13 e x – 2y = 2
c) 2x + y = 4 e 3x – y = 1
d) 2x + y = 5 e x – y = 1
e) x + y = 4 e 3x + 2y = 9

2) Resolva os problemas:

a) Tenho que comprar lápis e canetas. Se comprar 7 lápis e 3 canetas, gastarei R$ 16,50. Se comprar 5 lápis e 4 canetas, gastarei R$ 15,50. Qual o preço de cada lápis e cada caneta?

b) Certo dia, numa mesma casa de câmbio, Paulo trocou 40 dólares e 20 euros por R$ 225,00 e Pedro trocou 50 dólares e 40 euros por R$ 336,00. Nesse dia, 1 euro estava cotado em quanto? E um dólar?

c) Em uma garagem há automóveis e motocicletas. Contando, existem 17 veículos e 58 rodas. Qual o número de cada tipo de veículo?

d) Meu irmão é cinco anos mais velho do que eu. O triplo da minha idade somado ao dobro da idade dele, dá 100 anos. Quais são nossas idade?

e) Para assistir a um show em um clube, compareceram 4000 pessoas. Nesse show, o número de sócios presentes foi 1100 a menos que o dobro do número de não-sócios presentes. Qual o número de sócios compareceu ao show?

f) Uma pessoa participa de um jogo em que uma moeda honesta é lançada 100 vezes. Cada vez que ocorre cara, ela ganha R$ 10,00 e cada vez que ocorre coroa, perde R$ 5,00. Se após os 100 lançamentos a pessoa teve um ganho líquido de R$ 25,00, quantas vezes deve ter ocorrido cara na moeda?

g) Numa lanchonete, 2 copos de refrigerante e 3 coxinhas custam R$ 5,70. O preço de 3 copos de refrigerantes e 5 coxinhas é R$ 9,30. Quais os preços de cada coxinha e cada copo de refrigerante?

h) Um estacionamento cobra R$ 2,00 por moto e R$ 3,00 por carro estacionado. Ao final de um dia, o caixa registrou R$ 277,00 para um total de 100 veículos. Quantas motos e carros usaram o estacionamento nesse dia?

i) Uma fábrica de refrigerantes produz refrescos de guaraná nas versões tradicional e diet. Os bares vendem os tradicionais por R$ 1,00 e os diet por R$ 1,25. Ao final do dia haviam sido vendidos 2000 refrigerantes, com um faturamento de R$ 2100,00. Descubra quantas garrafas de cada tipo de refrigerante foram vendidas.

j) Num quintal há 36 animais entre porcos e galinhas. Sabe-se que há ao todo, 112 pés. Quantos são os porcos e quantas são as galinhas?

k) No último encontro Nacional de Educação Matemática a inscrição dos professores do ensino médio e fundamental custava R$ 50,00. Os professores do ensino superior pagavam R$ 75,00. A arrecadação total obtida com as inscrições foi de R$ 68 725,00 de um total de 1208 professores inscritos. Quantos eram os professores do ensino fundamental e médio presente?

“Não espere o incentivo de outros, o primeiro a acreditar no seu sonho tem que ser você”

Postado por Profª Luciana Oliveira às 19:30 de 13/10/2013


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Olá galerinha da 6ª Série C 
Segue regras a serem seguidas no trabalho para a próxima semana.
Grupos de até 4 pessoas
*Fazer uma paródia com uma música de sua preferencia.
*Deverá conter Razão e Proporção e matemática.
*Trazer a música escrita, com capa e nome do grupo.
*Trazer playback para a apresentação da paródia.
                                                              _____________________________________________

Olá galerinha das 7ª Séries 
Segue regras a serem seguidas no trabalho para a próxima semana.
Grupos de até 4 pessoas
*Fazer uma paródia com uma música de sua preferencia.
*Deverá conter Equação do 1º grau e matemática.
*Trazer a música escrita, com capa e nome do grupo.
*Trazer playback para a apresentação da paródia.
                                                                 _____________________________________________

Você é bom de cálculo?
Se divirta com esse interessante jogo




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Lembrando as Datas da Prova Dissertativa

6ª C     27/08/2013
7ª A     26/08/2013
7ª B     30/08/2013
7ª C     27/08/2013

Professora Luciana 
21 de Agosto de 2013
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Alunos da 7ª A B C segue material 
vídeo aula está disponível para tirar dúvidas pelos links abaixo: 

http://www.youtube.com/watch?v=g6ANadRKiOs
http://www.youtube.com/watch?v=11x8lU9Q5G8
http://www.youtube.com/watch?v=1SMfQWzcA94

Professora Luciana
21 de Agosto de 2013
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Meus queridos alunos um bom final de semana. 

Lembre-se sempre que para crescermos é necessário o conhecimento e só estudando e sendo curioso é que chegaremos em algum lugar.


 "A Matemática apresenta invenções tão sutis que poderão servir não só para satisfazer os curiosos como, também para auxiliar as artes e poupar trabalho aos homens". (Descartes)


Professora Luciana
16 de Agosto de 2013

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Proporção 

A igualdade entre duas razões forma uma proporção, vale lembrar que razão é a divisão entre dois números a e b, tal que b ≠ 0 e pode ser escrito na forma de a/b. Observe os exemplos de proporções a seguir:

é uma proporção, pois 10:20 = 3:6


é uma proporção, pois 9:12 = 3:4


As proporções possuem uma propriedade que diz o seguinte: “em uma proporção, o produto dos extremos é igual ao produto dos meios.” Essa propriedade pode ser colocada em prática na verificação da proporcionalidade, realizando uma operação denominada multiplicação cruzada.



9 x 4 = 12 x 3

    36 = 36



Boa aula!!!
Professora Luciana
14 de Agosto de 2013
6ª C
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Equação de 1º Grau com uma incógnita

Utilizamos uma equação para calcular o valor de um termo desconhecido que será representado por uma letra, cuja representação mais usual se dá por x, y e z. As equações possuem sinais operatórios como, adição, subtração, multiplicação, divisão, radiciação e igualdade. O sinal de igualdade divide a equação em dois membros, os quais são compostos de elementos constituídos por dois tipos: 

Elemento de valor constante: representado por valores numéricos. 

Elemento de valor variável: representado pela união de números e letras. 


Observe exemplos de equações do 1º grau com uma incógnita: 


x + 1 = 6
2x + 7 = 18

4x + 1 = 3x – 9

10x + 60 = 12x + 52 


Boa aula!!!
Professora Luciana
13 de Agosto de 2013 
7ª A B C
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Sempre fui preocupada nos métodos que devemos aplicar ou nas reflexões que devemos fazer para resolver os exercícios, compreender uma demonstração ou mesmo a teoria.

Deste modo, sempre penso nas frases motivadoras para vencer o desafio.
Apresento para vocês:

1- Você nunca realmente perde até parar de tentar.
Mike Dikta
2- Só erra quem produz. Mas só produz quem não tem medo de errar.
Anônimo
3- Se você pensa sobre isso tempo suficiente, perceberá que isso é óbvio.
Saul Gorn
4- Muitas coisas não ousamos empreender por parecerem difíceis; entretanto são difíceis porque não ousamos empreendê-las. 
Sêneca
5- Os primeiros passos são inúteis quando não se percorre o caminho até o fim.
Shankara
6- Não há sentido em ser exato quando você nem sabe o que está falando.
John Von Neuman

Sejam bem vindos ao novo meio de comunicação com a matéria aplicada em sala e lembre-se que para qualquer coisa podemos ser mais, e só doar um pouco mais de nos mesmos que venceremos as barreiras. 

Professora Luciana
13 de Agosto de 2013 
7ª A B C

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