Grandes mestres segue a correção da avaliação bimestral de Geografia, se atentem, pois o "provão" terá esse assunto como base
01- A
história da humanidade sempre se constituiu de adventos econômicos e sociais,
no entanto um processo marcante ocasionado na Inglaterra no final do século
XVII trouxe uma nova concepção econômica no mundo. Discorra sobre este evento. (1,0)
Ocorreu a Revolução Industrial, onde dentro de inúmeros aspectos, a
entrada das máquinas a vapor mudou a concepção de sociedade rural para
sociedade urbana.
02- As estruturas sociais do século XXI são
marcadas pela globalização e todas as suas consequências sócio econômicas, no
entanto alguns autores afirmam que o processo de globalização não é um
resultado recente. Por quê?(1,0)
Não, pois a globalização pode ser observada desde o período das
grandes navegações (mercantilismo), na troca comercial que ocorreu entre os
séculos XIV e XV
03- As
definições no mundo social são estabelecidas com a Nova DIT, onde a mesma
aponta a função que cada país se remete a cumprir. Esclareça sobre o contexto
apresentado (1,0)
Com o advento da Nova Divisão Internacional do Trabalho, países
subdesenvolvidos passaram a exportar além de produtos primários (agrícolas),
produtos industrializados de baixa tecnologia.
04- A 2°
Guerra Mundial deixou boa parte dos grandes países do mundo em situação
calamitosa no período seguinte ao acontecimento, fato que modificou as
concepções de empresas que lá estavam localizadas, tais empresas procuraram
novos mercados. Qual o nome dessas indústrias e porque da instalação em outros
países? De exemplos (1,0)
Multinacionais, são empresas
que se instalam em inúmeros países, sobretudo em países subdesenvolvidos, pois
os mesmos oferecem mão de obra barata, isenção fiscal, mercado consumidor e
etc. Alguns exemplos de tais empresas são: GM, Ford, Scania e etc
05- Análise
a charge e responda
Qual
a relação da charge com a 3° Revolução Industrial?(1,0)
Com a 3° Revolução Industrial a mecanização industrial se
intensificou gerando muito desemprego, fato que pode ser observado na charge
através da “bota” da máquina chutando o operário.·.
06- A
história social do mundo sempre foi constituída de opressores e oprimidos, fato
que é visto no chefe-funcionário, metrópole-colônia e desenvolvidos e
subdesenvolvidos. Apresente características de ambos, desenvolvidos e subdesenvolvidos.(1,0)
Desenvolvidos- países que apresentam um elevado desenvolvimento
social, sede de empresas, boa renda, países industrializados, poder de decisão
mundial, etc.
Subdesenvolvida- dependência econômica e social, economia agrícola,
intensos problemas sociais, concentração de renda, etc.
07- Analise a imagem e responda
Qual a ideia da imagem frente
ao mundo globalizado que vivemos?(1,0)
Pode se observar que segundo a imagem, a Terra veio diminuindo de
tamanho, a esta diminuição deve ao recuo do espaço que é representado pelo
efetivo desenvolvimento do transporte.
08- Um
dos grandes objetivos da globalização capitalista é o consumis, ideal pelo qual
uma pessoa consome além do necessário, para suprir necessidades inventadas pela
mídia e assim girar o grande circulo da globalização, no entanto o consumismo
carece de uma coisa extremamente importante, ele não valoriza as culturas
locais. Por quê? (1,0)
A globalização por meio da base consumista, acaba excluindo a
identidade regional por meio da imposição da mídia e da moda, presenciamos isto
através da padronização de roupas, línguas, costumes e etc.
PERGUNTAS BÔNUS
09- O
que é IDH?(1,0)
Índice de Desenvolvimento Humano
10- Qual
país foi berço da 2° Revolução Industrial?(1,0)
EUA
______________________________________________________________________________
Segue as aulas trabalhadas no 4° bimestre
Industrialização
Meios de transporte e comunicação
Formação histórica dos EUA
Espaço econômico dos EUA
Abraços Prof. Rodrigo
Conteúdo de Geografia a ser trabalhado no 4° bimestre- 8° série
- A formação das cidades
- Conceitos acerca da urbanização
- Processo histórico industrial ( artesanato, manufatura e maquinofatura)
- Fluxos econômicos - rede de transportes
- EUA
____________________________________________________
Grandes mestres segue o roteiro de estudo para o provão de Geografia
- Crescimento e concentração da população mundial
- Migrações- dificuldades de acesso a países de primeiro mundo
- Interpretação de gráficos e tabelas
- Fatores de repulsão e atração nas novas tendências migratórias
- Teorias populacionais- Malthusiana e Neomalthusiana
- Formação da população brasileira através de imigrantes portugueses e italianos
- Tipos de migrações- pendulares, sazonal/transumância e definitiva
Observação:
As notas de Geografia desse bimestre será composta dos seguintes itens
Avaliação dissertativa 01
Seminário
Provão
Avaliação dissertativa 02
Para o sucesso no bimestre é necessário que o aluno tenha uma boa média em todos os itens
Até,
Professor Rodrigo
___________________________________________________
Grandes mestres segue a última apresentação trabalhada com vocês
Migrações
_____________________________________________________
SEMINÁRIO DE GEOGRAFIA
Data da apresentação dos seminários
09/09 e 10/09 - 8° A
09/09 e 11/09- 8° B
10/09 e 11/ 09- 8° C e D
Segue os temas da apresentação
- Migração do México para os EUA
- Migração da África para a Europa
- Migração do Nordeste para o Sudeste
- Migrações Asiáticas
INSTRUÇÕES PARA A APRESENTAÇÃO
1- A apresentação deve ser feita em Power Point
2- A apresentação não deve exceder o tempo de 15 minutos
3- Todos os slides deverão conter imagens pertinentes ao tema trabalhado
4- É necessário que todos os integrantes do grupo trabalhem
5- O grupo deverá ter no mínimo 03 integrantes e no máximo 05 integrantes
6- Cada grupo poderá escolher apenas 01 tema
Boa sorte a todos
Prof. Rodrigo
_________________________________________________________________________________
Grandes mestres, segue as aulas trabalhadas nesse inicio de bimestre
Para as 8° séries
Aspectos da população mundial
Teorias populacionais
Para a 6° série
Características da vegetação
QUERIDOS MESTRES DAS 8°'S SÉRIES, ACESSEM O SITE DA ONU BRASIL QUE SE ENCONTRA NESSE BLOG E ANALISE A HISTÓRIA DOS DIREITOS HUMANOS E DA ONU, UMA BOA FERRAMENTA DE ESTUDO PARA O PROVÃO
_________________________________________________________________________________
Assistam a este vídeo que retrata a situação do Brasil quanto ao IDH
________________________________________________________________________________
Aos
alunos da 6° série
O
que é regionalização?
Por regionalização, entende-se
a divisão de um espaço ou território em unidades de área que apresentam certo
número de características que as individualizam.
A regionalização pode ser estabelecida
com base em diferentes critérios (físicos ou naturais, socioeconômicos, etc.) e
tendo em vista diferentes objetivos ou finalidades, tais como políticos,
econômicos. estatísticos (divulgação de dados estatísticos), administrativos,
de planejamento, didáticos (ensino da Geografia).
As duas divisões regionais de
maior importância nacional é a divisão politico administrativa adotada pelo
IBGE e a divisão em macrorregiões econômicas reunindo os estados segundo seu
critério de desenvolvimento econômico
Segue os mapas acerca da regionalização brasileira
____________________________________________________________
GRANDES MESTRES DA 6° SÉRIE SEGUE AS AULAS ACERCA DOS TEMAS TRABALHADOS EM SALA DE AULA- ESTUDEM POIS NOSSA AVALIAÇÃO DISSERTATIVA SERÁ DIA 28/05
Divisão regional 01
Divisão regional 02
IDH
Estrutura da população brasileira
ABRAÇOS PROF. RODRIGO
______________________________________________________________________________
SEGUE A DATA DA APLICAÇÃO DA PROVA DISSERTATIVA DE GEOGRAFIA PARA AS 8° SÉRIES
27/05, 28/05 E 29/05
OS TEMAS A SEREM TRABALHADOS NA PROVA SÃO:
- DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS
- ONU
_____________________________________________________________________________
Aula sobre os principais órgãos da ONU (Organização das Nações Unidas)
ONU
site da ONU Brasil
_______________________________________________________________________________
Mestres segue a evolução histórica dos direitos humanos, lembrem-se que a igreja na idade média utilizou os direitos humanos, no cado direitos naturais para justificar todo o poder atribuído a eles. Prof. Rodrigo
Direitos humanos e naturais
___________________________________________________
Grandes mestres da 8° série não esqueçam do seminário sobre os artigos dos direitos humanos a apresentação já é semana que vem
Abraços Prof. Rodrigo
_______________________________________________________
Caros alunos futuros cérebros desse país segue a aula acerca da declaração dos direitos humanos
Aula- Declaração Universal dos Direitos Humanos
Não se esqueçam do seminário caros alunos, as orientações estão no último slide da aula acima
Segue o link para acessar a declaração dos direitos humanos
Declaração Universal dos Direitos Humanos
____________________________________________________________________________
Segue novas aulas para estudo
Visão critica sobre a globalização
A economia no mundo globalizado
Grato
Prof. Rodrigo
___________________________________________________________________________
Aos alunos que estão de recuperação em Geografia favor acessarem as aulas que foram publicadas nessa página pois as mesmas abordam conteúdos que irá ser aplicado na prova de recuperação.
Segue uma nova aula
Apontamentos sobre a Globalização
Grato
Prof. Rodrigo
_____________________________________________________________________________
Gostaria de parabenizar os alunos pelo desempenho no provão de Geografia, embora a média foi de 4,9 reconheço o nível a dificuldade da prova, uma vez que a mesma foi realizada com questões de vestibulares, vale ressaltar a dedicação de vocês em Geografia no 1° bimestre.
PARABÉNS A TODOS
FIQUEM ATENTOS NO BLOG POIS IREI POSTAR AS AULAS APRESENTADAS EM SALA DE AULA
Grato
__________________________________________________________________________
Segue os gráficos de desempenho das 8°'s séries no PROVÃO de Geografia
8° série A |
8° série B |
8° série C |
8° série D |
Caros alunos assistam ao filme MATRIX e relacione o mesmo com o mundo em que vivemos hoje, afinal a base do filme é sermos comandados pelas máquinas.
Será que isso já não ocorre?
Segue um trecho do filme
_________________________________________________________________________________
Fiquem atentos pois as aulas de Geografia serão postadas no blog
Caros mestres segue as apresentações em Power Point realizada nas aulas de Geografia pelo professor Rodrigo, uma boa ferramenta de estudo
professor , você não postou o gabarito do provão de sexta feira?
ResponderExcluirOlá
ResponderExcluir_♥_
Professor Qual é o texto onde podemos imprimr pra consuta da prova?
Angelica 8ªC